domingo, 30 de setembro de 2012

O golpe de 1964

O governo Goulart pôs fim a rebelião, mas não puniu os rebeldes. Foi a gota d' agua. Os oficiais das forças armadas consideraram essa atitude incentivo a quebra da disciplina e da hierarquia.
João Goulart não resistiu; os militares então assumiram o poder afirmando que salvava o país da anarquia e do comunismo. Era o fim da Republica populista e o inicio do regime militar.

Reformas de Base

Como chefe de governo Jango prometeu realizar as reformas de base: agrária, administrativa, bancária, tributária, eleitoral e educacional, as posiçõe radicalizavam-se: os movimentos sociais exigiam as reformas de base que Goulart havia prometido.
Em 13 de março liderou o gigantesco comicio pelas reformas de base em frente a estação da central do brasil, no Rio de Janeiro.
Nesse comicio, diante de milhares de pessoas, o presidente assinou dois decretos de grande pacto popular: um deles racionalizava todas as refinarias de petroleo particulares, o outro desapropriava para fins de reforma agrária.

Nacionalismo reformista

O governo Jango foi contubardo. Parte do empresariado desconfiava dele e diminuiu seus investimentos na produção, ocasionando queda no emprego.

João Goulart no seu governo

Com a renuncia do presidente, o governo deveria ser entregue ao vice-presidente João Goulart.

A UDN, vários chefes militares, grandes empresários nacionais e estrangeiros era contrarios a posse de Jango; ministros militares chegaram a acusar Jango de ligação com o comunismo internacional.

Em 06 de janeiros de 1963 quase 80% dos eleitores(9,5 milhões) disseram não ao parlamentarismo, desenvolvendo a chefia do governo a João Goulart.

A Renuncia de Jânio

Depois da homenagem " Che", Carlos Lacerda passou a acusar Jânio de ser aliado dos comunistas e de pretender instalar uma ditadura no Brasil. Para alguns historiadores,  a renuncia de Jânio Quadros foi uma tentativa de golpe; Jânio queria ter poderes para governar sem consultar o congresso.
Muitos empresários e chefes militares eram contrarios a sua politica externa independente; as camadas populares estavam insatisfeitas com a falta de poder de compra de salarios devido a inflação.

A politica extena

O governo Jânio negou-se a manter o alinhamento do Brasil aos Estados Unidos e iniciou conversações para reatar relações diplomaticas com a união soviética e a China comunista.

Essa politica externa independente contentou profundamente os Estados Unidos, boa parte  dos chefes militares Brasileiros e os lideres da UDN, entre os quais estavam Carlos Lacerda.


Jânio Quadros no governo

Jânio da Silva Quadros foi um tipico líder populista. Para ele ganhar votos prometia, num português correto, que, se eleito, ia "varrer a corrupção"do governo.
O jingle da campanha de jango possuia alguns versinhos muito repetidos na época: "varre, varre, varre, varre vassourinha/ varre, varre a bandeirinha/ que o povo já tá cansado/ de sofrer dessa maneira".

Quando Jânio assumiu o governo, em 1961, a inflação e a divida externa brasileira estavam altas, e parte da divida tinha que ser paga naquele mesmo ano. Jânio Quadros foi seu envolvimento com questões incompativeis com cargo de presidente da repulblica:
  • ele proibiu as brigas de galo, o lança-perfume e o uso de biquinis.






A industrialização do governo JK.

A industrialização verificada no governo Jk criou um clima de otimismo e gerou muitos empregos, mas não benificiou igualmentes todas as regiões brasileiras, a mais benificiada foi a região Centro-Sul.

JK "50 anos em 5".

juscelino kubitschek  elegeu-se promotendo que faria o Brasil progredir 50 anos em 5(tempo de duração de seu mandato), sua politica de desenvolvimento é chamada de desenvolvimentismo e pode ser compreendida se comparar com o nacionalismo.
Tanto Vargas como JK defendiam a industrialização acelerada como forma de desenvolver e modernizar o país.
O seu plano de metas dizia investir nas cinco aréas: energia, transporte, indústria, alimentação e educação.
Coerente com seu plano o governo investigou milhões na industria de base, bens de consumo e veiculos.
 

A posse de Juscelino

Após a morte de Getulio Vargas(1955), o povo brasileiro voltou as urnas e elegeu Juscelino Kubstchek de Oliveira, do PSD, como presidente da republica, e Joao Goulart(Jango, como era chamado), do PTB, como vice-presidente.
A UDN não se conformou com a derrota na eleições; o golpe não aconteceu:
O general legalista Henrique Teixeira Loot colocou os seus soldados nas ruas e obrigou os golpistas a fugir, com isso, ele garantiu a posse de Juscelino Kubschek.

Estratégia para retirar Getulio do poder:

Carlos Lacerda exigia a retrirada de Getulio vargas do poder ou seja que ele renunciasse, no outro dia os generais do Exercito fizeram essa mesma exigencia, assim Vargas pressionado escreveu uma carta ao povo e em seguida matou-se com um tiro no coração.

Vargas o "bonzinho".

Através do populismo, se dava como amigo dos trabalhadores. Uma vez eleito praticava o populismo com uma relação emocional e direta.

O segundo governo de Vargas

Apartir que Vargas retomou ao poder os brasileiros debatiam sobre os partidos Nacionalistas e Liberais, em que os nacionalistas eram liderados por Vargas e os liberais era liderados por Carlos Lacerda, mas o assunto esquentava cada vez mais quando o assunto era o petroleo.
Os nacionalista para defender-se usou o slogan O petróleo é nosso.

Getúlio vence as eleições de 1950

Apartir da defesa ao nacionalismo, industrialização e a ampliação das leis trabalhistas, Getúlio Vargas teve a maior parte dos votos e venceu as eleições.

A economia brasileira volta a crescer

Foi durante o governo Dutra que facilitou a livre importação de mercadorias e com houve o aumento do preço do café no exterior.

Uma Nova constituição

A Constituição de 1946 definia:

  • O Brasil como repulblica Federativa presidencialista

  • Liberdade de pensamento, expressão e associação.

  • Cada poder tinha sua autonomia

  • Todos os brasileiros podiam votar menos os analfabetos.

As Eleições de 1945

Com a decomposição de vargas em 1945 foram marcadas eleições para o cargo de presidente da repulblica. Durante o processo de democratização o partido comunista do Brasil reogarnizou e também lançou candidatos as eleições presidenciais. Mas foi o General Eurico Gaspar Dutra, outro grande vencedor nessas eleições foi Vargas que além de ter apoiado o presidente eleito elegeu-se senador por dois estados: São Paulo e Rio grande do Sul, nessas eleições foram eleitos também os deputados e senadores que fariam a nova constituição.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O fim do estado novo '' Queremismo"

Assustados com a enorme popularidade do ditador as oposições militares e civis uniram-se para derrubar-los. Em 29 de outubro de 1945, tropas lideradas pelo general Góis Monteiro forçaram Vargas a renunciar.
O Estada chega ao fim.

Populismo

Em 1943, as leis trabalhistas conquistadas pelos operários após décadas de luta, foram reunidas na consolidação das leis do trabalho ( CLT) e apresentados com uma doção.
Assim, para exaltar a própria figura Vargas apresentava como doação o que era conquista.

O setor economico

O governo Vargas, criou:
a) O conselho nacional do petroleo(1930)- no ano seguinte.
b) A campanha siderurgica Nacional( CSN), em 1941.
c) A companhia Vale do Rio Doce ( atual Vale), em 1942 em Minas Gerais;
d) A companhia Hidreletrica do São Francisco(1945).

Violência e Propaganda

Vargas iniciou seu novo governo decretando a extinção de todos os partidos politicos.
Inconformados, os camisas verdes atacaram o palácio Guanabara a residência do presidente, em maio de 1938.

Estado Novo

Na verdade, o plano Cohen, era falso, mas serviu de pretesto para que, em 10 de novembro de 1937, Vargas desse um golpe e implantasse uma ditadura, O Estado Novo. Naquele mesmo dia, ele fechou o congresso nacional e impôs ao país uma constituição.

Levante Comunista

Em 05 de julho de 1935, o lider comunista Luís Carlos Prestes lançou um manifesto que propulha a derrubada do governo Vargas.

Os Aliancistas

A aliança nacional libertedora(ANL), frente popular liderada pelos comunitas chefiados por Luis Carlos Prestes.
Os principais pontos de propaganda da ANL eram:
a) Não pagamento da divida externa brasileira;
b) Nacionalização das empresas extrangeiras;
c)Reforma Agrária;
d) Formação de um governo popular.

Os Integralistas

Em 1932, os integralistas fundaram a ação integralista brasileira( AIB), organização politica que defendia: 
a) Um governo autoritário dirigido por um chefe e um partido unico; 
b) O predominio dos interesses da nação sobre uso do individuo;
c) A censura aos meios de comunicação.

Oposição Paulista

As iniciais de seus nomes- MMDC , passaram a ser sigla e simbolo do movimento paulista, por fim, em 09 de junho de 1932 os paulistas, liderados pelo general Isidoro Dias Lopes e o civil Pedro de Toledo.

A nomeação

No discurso de posse, Getulio diz que seu governo era provisório. Mas, assim que assumiu, nomeia interventores para governar os estados.

Ano em Ano o governo de Vargas.

Durante o primeiro governo Vargas(1930-1945), o Brasil mudou bastante: A industrialização avançou e as cidades cresceram nesses 15 anos,  Vargas foi chefe de um governo provisorio(1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto(1934-1937), e ditador (1937-1945).


As eleições decisivas de 1930

Em 1930, de acordo com uma politica de café com leite, era a vez de Minas Gerais escolher o presidente.

Os politicos de Minas Gerais reagiram, conseguindo aliados no Rio Grande do Sul e na paraiba e formando a aliança liberal. Mas, antes que chegasse a capital, um militar tomou o poder e, depois, entregou-o a Vargas, o líder civil do movimento.

A coluna prestes

Por cerca de 1800 homens, a coluna prestes saiu pelo interior do Brasil buscando o apoio do povo para sua luta contra o governo.
No inicio de 1927, os 600 homens que ainda entregavam a coluna decidiram-se retirar para a Bolivia.

O chamado segundo 5 de julho

No governo de Arthur Bernandes, em 1924, explodiu em São Paulo outro levante tenentista, o segundo 5 de julho. Esse levante, ao contrario do 1º, tinha objetivos bem definidos.
Os tenentes exigiam: 
a) A real autonomia dos três poderes,
b) O respeito as leis e a justiça.

Vargas entra em crise e se suicida

- Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim.
-Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. 

Vargas e o seu segundo mandato

- Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias democráticas, ou seja, pelo voto popular. 
- Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista. 
- Criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás. 

 

Vargas faz realizações importantes

- Cria a Justiça do Trabalho em 1939;
- Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.
- Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco.
- Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
- Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945. 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

* A revolta da forte de copacabana: o primeiro 5 de julho

                               
O estopim da primeira revolta tenentista foi a publicação na imprensa de cartas falsas que ofendiam os militares.

 o presidente da república, considerou que o culpado pelas cartas era o próprio Hermes da Fonseca e mandou prendê-los  sob e a acusação de agitador. Diante disso, em 5 de julho de 1992, os tenentes do forte de copacabana  pegaram em armas contra o governo.


O chamado Tenentismo antes de 1930

Como um grupo de jovens capitães e tenentes brasileiros canalizou parte dessa insatisfação com oligarquias e liderou um movimento conhecido com tenentismo.

 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Governo Provisório

Nomeado presidente, Getúlio Vargas gozava de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas de modernização do país. Ele criou, por exemplo, novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde -, e nomeou interventores de estados. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente.
A Getúlio Vargas também é creditado, nesta época, a Lei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros ao presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decisões (a política conhecida como populismo. Mesmo assim, houve, na Era Vargas, grandes avanços na legislação trabalhista brasileira, que perduram até hoje.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Uma nova revolução em 1932

Em 1931, Getúlio Vargas derruba a Constituição brasileira, reunindo enormes poderes no Brasil. Isso despertou a indignação dos opositores, principalmente oligarcas e a classe média paulista, que estavam desgostosos com o governo getulista. A perda de autonomia estadual, com a nomeação de interventores, desagradou ainda mais. Por mais que Getúlio Vargas tenha percebido o erro e tentado nomear um interventor oligarca paulista, os paulistas já arquiquetavam uma revolta armada, a fim de defender a criação de uma nova Constituição.
Quando quatro estudantes paulistanos Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo são assassinados no dia 23 de Maio de 1932, diversos setores da sociedade paulista se mobilizam com o evento, e toda a sociedade passa a apoiar a causa constitucional. No dia 9 de Julho do mesmo ano, a revolução explode pelo estado. Os paulistas contavam com apoio de tropas de diversos estados, como Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul, mas Getúlio Vargas foi mais rápido e conseguiu reter esta aliança, isolando São Paulo. Sem qualquer apoio, os flancos paulistas ficaram vulneráveis, e o plano de rápida conquista do Rio de Janeiro transformaram-se em uma tentativa desesperada de defender o território estadual. Sem saída, o estado se rende em 2 de Outubro.
Mesmo com a vitória militas, Getúlio Vargas atende alguns pedidos dos republicanos, e aprova a Constituição de 1934.













Getúlio Vargas e o seu Governo:

- Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o Presidente do Brasil durante dois mandatos.: 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
- Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
- Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930
- Governo marcado pelo nacionalismo e populismo.
- Fechou o Congresso Nacional no ano de 1937 e instalou o Estado Novo, governando de forma controladora e centralizadora.
- Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo.
- Perseguiu opositores políticos, principalmente, partidários e simpatizantes do socialismo.